Durante alguns anos meu trabalho foi visitar diariamente livrarias, espaços culturais, galerias e bibliotecas para vender livros. Hoje em dia continuo vendendo livros mas visitando esses espaços de maneira mais pontual e nem todos os citados abaixo posso visitar sempre. Então, essa é uma lista desses lugares inesquecíveis, uma lista sentimental.
A especialidade da livraria é literatura, num aconchegante sobrado em Perdizes você pode achar livros de fundo de catálogo de editoras bacanas como 34 e Estação Liberdade, além de vinis e uma ótima conversa.
Rua Cardoso de Almeida – 1356
Talvez a mais lúdica das livrarias em São Paulo, fica na Chácara Santo Antônio e logo na entrada você já verá uma ilustração da Suzy Lee feita quando visitou a livraria.
Variado acervo de livros infantis e não se assuste se um dia chegar e dar de cara com vários pequenos leitores ouvindo seu autor favorito.
Rua Capitão Otávio Machado, 259
No centrão de São Paulo uma das minhas bibliotecas preferidas, o atendimento não é dos melhores mas o acervo sim. Então, bote o sorriso no rosto, finja que não liga para cara feia e mergulhe nos livros e exposicões que sempre acontecem por lá!
Rua da Consolação – 94
A carioca Blooks é uma das mais charmosas e com um acervo diferenciado de quadrinhos e arte.
Rua Frei Caneca, nº 569 – 3º Piso
Biblioteca Temática Feminista Cora Coralina
No momento passa por reformas mas deve reabrir em breve. O acervo ainda está em formação e ainda há poucos eventos acontecendo, veremos como será em 2016.
Rua Otelo Augusto Ribeiro – 113
Pertinho do metrô Ana Rosa fica uma das livrarias infantis mais importantes da cidade, um catálogo enxuto e escolhido a dedo mas com o que há de mais bacana no setor. Não é a toa que a Novesete e a Casa de livros são as minhas infantis preferidas de sempre.
Rua França Pinto, 97
O Sebo do Messias é tipo “quintal de casa”, faço trocas, encomendas e compro o que preciso para trabalho e pesquisas. Na verdade, acho que tenho espasmos de necessidade e acabo comprando demais. Se você como eu anda com mania de autores paulistanos esquecidos, aparece lá, provavelmente você vai encontrar o livro esgotadíssimo que precisa.
Praça João Mendes, 140
Até semana passada quando visitei era uma biblioteca com livros alternativos de arte, política, ciências sociais e alguma coisa de literatura. Em breve será uma livraria também e com foco em não-ficção e eventos. Vista linda e vizinha do bar Mandíbula.
Galeria Metrópole
Avenida São Luís, 187
Livraria Takano
Ela não tem site mas tem livros em nihongo. A dona é ex-bibliotecária mas sempre tem dicas ótimas de autores japoneses…alegres. Porque ela facilmente detectou meu fascínio por autores japoneses e suas histórias tristes. E eu não leio em japonês nem falo mas passo lá para conversar e pegar dicas.
Rua Conselheiro Furtado, 759
Simplesmente maravilhoso esse Tour Literário ,estou apaixonada pela do Frei Caneca e já estou planejando ir na Cora Coralina <3